AAMAR comemora 15 anos de muito sucesso e excelentes resultados na ressocialização de dependentes químicos

Set 27, 2020 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

 AAMAR com 15 anos de fundação, conta com reconhecimento de todos pelos trabalhos realizados em prol da vida e ressocialização do cidadão

 

Aconteceu na tarde desta sexta-feira, 25 de setembro, uma cerimônia em comemoração aos 15 anos da AAMAR. No evento estiveram presentes várias autoridades, como Deputado Federal Eros Biondini, Deputada Estadual Ana Paula Siqueira, subsecretária de Política Sobre Drogas do Governo do Estado de Minas Gerais Soraya Romina, prefeito Luiz Fernando, presidente da Câmara Heli Nunes, fundador da AAMAR Gilberto Araújo e representantes da Aperam.

O momento foi de homenagens e relembrar deste o início da fundação da AAMAR, que presta relevantes serviços para a sociedade.

Deputado Federal Eros Biondini “Fiquei muito feliz de estar aqui em Itamarandiba, realmente cidade está muito acolhedora, uma cidade realmente especial pra mim, pude visitar muitas instituições que fazem trabalhos relevantes e a AAMAR nesses 15 anos é de encher os olhos, conheço muito comunidades terapêuticas, muitas instituições de prevenção e recuperação as drogas e realmente a AAMAR se sobressai, ela está em um caminho diferenciado de acolhimento e recuperação, para bens a prefeitura que dá esse suporte aqui em Itamarandiba, parabéns a diretoria da AAMAR, aos benfeitores e eu me torno também hoje um benfeitor, sendo um benfeitor dessa cidade, dessa obra maravilhosa que merece todo nosso apoio. Um dia eu passei por isso e tive uma mão estendida pra mim, hoje eu quero estender minha mão para aqueles que sofrem em Minas Gerais, mais em especial essa cidade”. Disse o deputado.

“Me comprometi, por que fui tão tocado no coração, já ajudei a APAE da cidade por das vezes, temos procurado incentivar os trabalhos da cidade, mas eu prometi uma emenda de R$100 mil reais, para que a AAMAR cresça e possa quem sabe daqui um pouco, nos termos as meninas acolhidas também, e vermos as famílias todas aqui dessa cidade com a possibilidade de ajudar os seus filhos a saírem das drogas.” Reafirmou o deputado federal Eros Biondini.

“O projeto que tem o compromisso social muito grande que tem o foco na requalificação, na ressignificação da vida dos acolhidos, e a gente tem excelentes resultados aqui nesta instituição, pelos dados pesquisados são mais de 80% de recuperação dos acolhidos, e a luta contra a dependência química é uma grande mazela da nossa sociedade e ter uma instituição tão renomada e tão comprometida como AAMAR, é motivo de muita alegria para a nossa sociedade brasileira”. Disse Deputada Estadual Ana Paula Siqueira.

“Eu queria primeiramente parabenizar a AAMAR por essa comemoração de 15 anos de um trabalho a favor da vida, em nome do Governo do Estado de Minas Gerais, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Social, parabenizar a todos colaboradores, apoiadores, as pessoas que são acolhidas aqui, esse trabalho é fundamental no âmbito do tratamento das pessoas que usam e abusam de álcool e outras droga, que na maioria das vezes são marginalizadas, e vem para a AAMAR para reencontrar com si mesmo, construir uma nova perspectiva de vida, e em fim se constituir em quanto sujeito, se colocar a disposição da sociedade. É com muita alegria  que a gente vê essa iniciativa, queremos fortalecer essa trabalho, esperamos que em breve a AAMAR possa participar de um chamamento Público do Governo do Estado vai fazer e dessa forma ter um financiamento para suas ações, enfim, quem dera que todo município de Minas Gerais tivesse um trabalho do porte da AAMAR. Parabéns a todos os envolvidos e o Governo do Estado se sente muito honrado em poder participar dessa festa”. Disse Soraya Romina, subsecretária de Política Sobre Drogas do Governo do Estado de Minas Gerais.

Conheça uma pouco mais sobre a AAMAR

A ASSOCIAÇÃO AMAR E RENASCER é uma comunidade terapêutica que trabalha com o tratamento e recuperação de pessoas dependentes químicas, ou seja, pessoas que tem problemas devido ao uso de álcool e outras drogas.

A AAMAR VEM DESENVOLVENDO UM TRABALHO DIFERENCIADO. SÃO INUMERAS PESSOAS RECUPERADAS.

O tratamento é pautado em três pilares: disciplina, espiritualidade e laborterapia. O tratamento tem uma previsão de nove meses. Vale ressaltar que a AAMAR é uma instituição ecumênica, ou seja não tem uma religião predominante. São realizadas atividades com representantes católicos, evangélicos e espíritas.

Nos três primeiros meses existe a desintoxicação, depois são três meses de conscientização do problema, e por fim, nos últimos 03 meses o acolhido passa por um processo de ressocialização e reinserção profissional. Neste período o acolhido recebe atendimento psicológico e orientação de profissionais.

Durante o tratamento, as famílias também passam por reuniões e atendimentos. Em muitos casos a família adoece também, passando a ter uma relação de codependencia com o acolhido. Por isto é necessário ela se tratar. Em muitos casos o uso de álcool e drogas acontece porque a família acaba permitindo por não saber lidar com a situação e algumas chegam a possibilitar o uso dentro de casa, pois pensam que se seu familiar usar o álcool ou a droga próximo deles é melhor.

A AAMAR realiza um trabalho de acompanhamento do acolhido após o tratamento, oferecendo reuniões semanais para que o mesmo possa estar sempre se fortalecendo na sobriedade.

Além da sede em Itamarandiba, a AAMAR está em um processo de crescimento. Existe uma outra unidade em funcionamento na cidade de Capelinha. Em Santana do Paraiso já conta com o terreno para instalação de uma nova unidade, e no momento são atendidas as famílias através de reuniões semanais. Em Brasília, desde 2019 está sendo preparado para inaugurar uma nova unidade. A diretoria já está constituída e já conta com o terreno para construção da sede.

Hoje o trabalho das comunidades terapêuticas no Brasil é regulamentado pela SENAPRED – Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas a qual estamos cadastrados.

Hoje a AAMAR recebe o apoio de várias pessoas voluntárias, empresários e instituições. Tem como parceiros nas áreas de captação de recursos e treinamento e capacitação de Profissionais a União do Vegetal, que reúne profissionais altamente especializados do Brasil inteiro, com realização  de reuniões semanais com a equipe de funcionários objetivando oferecer o melhor tratamento.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeFestas & EventosAAMAR comemora 15 anos de muito sucesso e excelentes resultados na ressocialização de dependentes químicos