Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia realizam capacitação que reúne 200 gestores e pedagogos de escolas municipais do Jequitinhonha

Mai 14, 2019 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Com o objetivo de contribuir com o aperfeiçoamento das equipes diretivas de escolas das redes municipal e estadual do Vale do Jequitinhonha, o Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Fundação Aperam Acesita e Aperam BioEnergia, realizou treinamentos com o tema “Trabalhando sua identidade profissional”.

A programação ocorreu entre os dias 6 a 9 de maio, com cerca de 200 gestores e pedagogos das escolas dos cinco municípios.

Segundo o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o evento atende uma demanda apresentada pelas Secretarias de Educação dos municípios participantes do Programa. “Trabalhamos em parceria com as secretarias de educação, oferecendo oportunidade de qualificação dos profissionais e fortalecimento das capacidades coletivas. Entendemos que o investimento em educação é imperativo para promoção e desenvolvimento integral das comunidades”, enfatizou Venilson.

Troca de experiências

As capacitações voltadas para gestores trouxeram como viés os questionamentos “o que é ser um gestor?”, “quais desafios, metas, estratégias”; a importância de compartilhar ideias, delegar; ter claras as prioridades”; “como ser o capitão do time”; e “mediador de conflitos”.

Já a programação para pedagogos abordou o seu papel dentro do ambiente escolar; planejamento, como inovar, proatividade; quais desafios, metas, estratégias. Trouxe também a importância do trabalho em equipe, de ter claras as prioridades e responsabilidades; além de conhecer, estudar os resultados da sua escola e traçar metas.

Os treinamentos foram conduzidos pelas facilitadoras Eliane Assis e Márcia Lessa, profissionais com formação e experiência na área de educação no Município de Timóteo.

Reconhecimento do papel profissional

Para a Secretaria Municipal de Educação de Capelinha, Ana Paula Martins Lopes Araújo, o evento foi um momento de muito aprendizado e reflexão acerca do importante papel do gestor e do pedagogo nas instituições de ensino. “Certamente o encontro possibilitou gestores e pedagogos compreender melhor sua função e condições de contribuir de forma mais eficaz na condução dos trabalhos de sua responsabilidade na escolas . As discussões e trocas de experiência como metodologia para enriquecimento da aprendizagem dos presentes foram de grande relevância”, declarou Ana Paula.

Na avaliação da diretora da Escola Municipal Gabriela Leite Araújo, de Minas Novas, Elisângela da Silva Figueiredo, a capacitação contribuiu para o fortalecimento do trabalho das equipes diretivas. “Capacitar significa produzir, inovar, organizar, valorizar um profissional. Foi notável o interesse, a satisfação e o aproveitamento dos presentes, isso refletirá na melhoria dos resultados dos profissionais em suas atividades cotidianas. Os debates mostraram que, quando se fala em administrar uma instituição, o mais importantes são as decisões e a implementação de mudanças necessárias, para assegurar a aprendizagem dos alunos e obter resultados positivos, e não apenas se ater a questões burocráticas”, concluiu Elizângela. 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeEducação