Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita realizam encontro com Secretarias Municipais de Educação

Mai 21, 2019 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

A Aperam BioEnergia e a Fundação Aperam Acesita realizaram na última quarta-feira (15/05), em Capelinha, um encontro com representantes das Secretarias de Educação dos municípios de Capelinha, Itamarandiba, Turmalina, Minas Novas e Veredinha.

A proposta de Educação Continuada faz parte do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, que é desenvolvido pela Aperam South América, por meio da Aperam BioEnergia e da Fundação Aperam Acesita.

O objetivo foi apresentar e alinhar o planejamento estratégico das ações que serão desenvolvidas em três módulos.

A secretária municipal de Educação de Minas Novas, Helena Almeida, foi uma das participantes do encontro e frisou sobre a relevância da capacitação para a prática pedagógica. “Um momento de discussão, troca de anseios entre dirigentes educacionais e pedagogos das SMEs. O trabalho em rede desenvolvido pela Aperam junto às secretarias de educação tem sido de grande relevância no âmbito municipal, no sentido de alinhar, capacitar e nortear os nossos trabalhos. A Empresa se destacou, mais uma vez, na capacitação das equipes”, afirmou a secretária.

Planejamento colaborativo                         

O gestor de Responsabilidade Social da Aperam BioEnergia, Raimundo Lima, reforçou sobre a importância da formação continuada. “É o ponto de partida para a melhoria da qualidade do ensino, sobretudo quando desenvolvida de forma planejada e colaborativa em consonância com as diretrizes da rede de ensino. Oportuniza aos profissionais da educação uma análise crítica, inovadora e permanente de sua prática, a partir das necessidades locais”, pontuou.

Currículo Socioemocional

O Formação Continuada está alinhado à implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), um documento que regulamenta quais são as aprendizagens essenciais a serem trabalhadas nas escolas brasileiras públicas e particulares em todos os níveis de ensino.

O Currículo Referência de Minas Gerais será efetivamente cobrado a partir de 2020. Este é, portanto, um ano de transição e de adequação para os municípios.

Conforme explica a coordenadora de Projetos da Fundação Aperam, Flávia Souza, a proposta visa, prioritariamente, estudar e apresentar aos municípios a análise do IDEB (que neste ano passa a ser o SAEB – Sistema de Avaliação da Atenção Básica).

O SAEB inclui todas as avaliações externas que compõem o índice de desempenho de cada escola e cidade. “Portanto, o novo SAEB, a BNCC e o Currículo Referência de Minas Gerais nortearão a vida escolar em 2019 como ponto de partida para a efetiva implementação em 2020”, pontuou Flávia Souza.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeEducaçãoAperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita realizam encontro com Secretarias Municipais de Educação