De borracheiro a grande empreendedor de Itamarandiba, “Bodão” tem história de muito trabalho e determinação

Jun 03, 2020 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Afonso Henrique Fernandes, mais conhecido como Bodão, é um empresário de 59 anos, natural de Padre João Afonso, distrito de Itamarandiba – MG.

Seu pai era conhecido como Sr. Tatão Araújo e sua mãe Dona Neli, e tinha 16 irmãos. Em um certo momento, a família se mudou para Itamarandiba, onde o Sr. Tatão possuía um pequeno bar, com sinuca e sorveteria.

Bodão sempre foi trabalhador. Aos 14 anos de idade, após as aulas, trabalhava no lava jato de Agostinho Longuinho, onde era o antigo Clube Lajão. Depois, trabalhou como “chapa”, descarregando e carregando caminhões em um supermercado do Sr. Giuseppe Costa. Formou-se na Escola Estadual São Joao Batista e seu irmão mais velho Sebastião Araújo formou-se como Técnico Agrícola, partindo para a cidade de Serro, para trabalhar na antiga ACAR, atual EMATER. Lá seu irmão se casou e passou a ajudar o sogro em um posto de gasolina. Foi então que o sogro do irmão de Bodão o convidou para também se mudar para Serro para dar prosseguimento aos estudos e trabalhar no posto

Bodão se mudou para cidade de Serro em 1976, trabalhava na borracharia do posto durante o dia e estudava à noite. O sogro de seu irmão também possuía uma fazenda, então Bodão trabalhava na borracharia e lava a jato do posto durante a semana e aos domingos ia para a fazenda trabalhar com trator. No ano de 1978, o irmão de Bodão abriu uma padaria em Ipatinga e ele se mudou para ajudá-lo. Tirou carteira de motorista, fazia entregas e vendia pães pela zona rural. O empreendimento deu certo e o irmão decidiu abrir uma padaria em Itamarandiba, em 1982, sendo que Bodão retornou para sua cidade natal para cuidar da padaria do irmão e abrir sua própria borracharia.

Após abrir a borracharia, seu irmão Valeriano passou a tomar conta da Padaria e Bodão iniciou seus empreendimentos. Após algum tempo com a borracharia, comprou um caminhão e começou a trabalhar com transporte de carvão. Aos poucos, foi aumentando a área da borracharia e montou o posto de gasolina, atual Posto Bodão. A expansão não parou por aí. Como sempre gostou de trabalhar com pneus, representava uma reformadora de Ipatinga e coletava pneus velhos da região, levando para reformar. Depois de 2 anos, comprou as máquinas e montou a própria reformadora de pneus.

Atualmente, o espaço do Posto Bodão conta com pousada, restaurante, oficina, auto-peças, alinhamento balanceamento, reformadora de pneus, serviço de mecânico, guincho, transporte de mudanças, coletas de pneus para reformas em toda a região, empregando em média pelo menos 60 funcionários. Isso sem mencionar a Academia Sport Fitness de Itamarandiba, além de outras duas em Capelinha e Turmalina, administradas pela filha mais velha, Luana. A filha mais nova, Tauane, é quem auxilia o pai na administração dos empreendimentos em Itamarandiba.

Bodão é casado há mais de 30 anos com Silvia Mônica, a quem agradece desde sempre pela parceira e amor durante todos esses anos juntos. Silvia sempre ajudou o marido e tomava conta dos negócios durante as viagens, como faz até os dias de hoje.

“Agradeço primeiramente a Deus por me abençoar, ao meu irmão Sebastião que me ajudou no começo e a todos que me deram oportunidade de crescer. E o mais importante, agradeço minha esposa Silvia e minhas filhas Luana e Tauane, por serem meu porto seguro. Por fim, agradeço todos os funcionários, que na verdade são uma equipe de muita competência, agradeço a todos os clientes e amigos pela preferência.” Disse Bodão.

 

 

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomeBelezas da Terra