Implantação do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) em Itamarandiba deve acontecer no ano de 2015, mas cursos estão previstos para começar em novembro deste ano

Set 05, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Em reunião no gabinete do Prefeito Erildo Gomes, na tarde desta quarta-feira, 3 de setembro, a Prefeitura Municipal de Itamarandiba e Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG), traçaram metas para a instalação de um campus do instituto na cidade.

Além do prefeito municipal, estiveram debatendo o assunto os representantes do IFNMG, pró-reitor de Desenvolvimento Institucional, Alisson Magalhães Castro, pró-reitor de Administração do IFNMG, Edmilson Cassani e o diretor geral do campus de Teófilo Otoni, Ronildo Félix, O Presidente da CâmaraMunicipal, Eduardo César Moreira, e os vereadores José Adauto Carneiro, Ciderley Nunes Cena e Jacinto de Fátia Alves, Secretária de Educação Jane Abreu e representante da Secretaria de Ação Social Sanyelle Araujo, além do líder político Ângelo Márcio.

Na oportunidade, foram tratados assuntos que levaram em um único objetivo: a implantação de uma unidade do IFNMG em Itamarandiba.

O Prefeito Erildo Gomes informou que a atual gestão municipal está apta a ajudar no que for necessário, inclusive, ressaltou que a Prefeitura em nenhum momento se opôs a dar apoio no decorrer dos procedimentos para que a unidade do IFNMG fosse implantada no nosso município. Erildo lembrou, ainda, que a Prefeitura e o Instituto já são parceiros e oferecem à população de Itamarandiba e região inúmeros cursos, dentre eles: pós-graduação em informática da educação, técnicos em alimentação escolar, em infraestrutura escolar, em secretaria escolar, em agente comunitário da saúde; e outros. “Estamos sempre à disposição para trazer e fazer o que for melhor para Itamarandiba e itamarandibanos. Já falei e repito, se é para o bem da nossa população não olho se é de partido A ou B. Queremos o melhor para nossa gente! Sendo assim, dentro das condições e responsabilidades, a Prefeitura se coloca totalmente a favor e comprometida na implantação da unidade do IFNMG em Itamarandiba.”, diz o Prefeito.

Para que isso aconteça três passos deverão ser tomados, o primeiro será o funcionamento do Bolsa-Formação/Pronatec, com cursos técnicos que serão ministrados em salas disponibilizadas pela Prefeitura como toda sua infraestrutura, com data prevista para o mês de novembro.

Na segunda fase, o município terá que doar um prédio para a instituição, para que possa servir como um centro de referência do IFNMG.

Na terceira fase a prefeitura terá que doar um terreno para a construção do campus, que será definitivo, mas com todo o custeio feito pela instituição, já que nas fases anteriores o município terá que arcar com grande parte dos gastos, com a terceira fase em andamento, o prédio doado na segunda fase voltará ao poder do município.

Para o ano de 2015, está prevista uma nova expansão do Instituto e a cidade de Itamarandiba está incluída no (PDI) Plano de Desenvolvimento e Expansão.

Outro fato que não pode ser ignorado foi a participação de líderes políticos de diferentes partidos e ideais, buscando um só objetivo que é a implantação do IFNMG, sendo um marco na história de Itamarandiba, para que o desenvolvimento e progresso da cidade possam acontecer, visando melhorias para a população itamarandibana.

Ângelo Márcio, participou da reunião e declarou a satisfação em fazer parte desse sonho que está sendo construído. “O dia 3 de setembro de 2014 foi um marco para história de Itamarandiba. Depois de cinco anos de muita luta, o sonho começa a se tornar realidade. Foram várias reuniões em Brasília, no Ministério da Educação, em Montes Claros, no Instituto Federal de Educação do Norte de Minas e, finalmente, o nosso projeto começa a ser implementado. Neste momento, quero agradecer às pessoas que fizeram parte desse projeto: o deputado Federal Leonardo Monteiro, os vereadores Ciderley e Guim Carneiro e os companheiros Gabriel e Toninho. Aproveito também para agradecer o nosso Prefeito Municipal com toda sua equipe e a Câmara Municipal de vereadores, que não estão medindo esforços para concretização do projeto,” relatou.
 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomePolíticaImplantação do Instituto Federal do Norte de Minas (IFNMG) em Itamarandiba deve acontecer no ano de 2015, mas cursos estão previstos para começar em novembro deste ano