Política
Política
Avalie este item
(0 votos)
Vereador Claudinei Fernandes dá entrada em Projeto de Lei que regulamenta a instalação de forno de carvão vegetal em Itamarandiba, e orienta para a construção de forno-fornalha que não agride o meio ambiente 

O  vereador Claudinei Alves da Cruz Fernandes, mais conhecido como Ney Barrela, deu entrada em um Projeto de Lei que dispõe sobre as faixas de restrição para a instalação de forno de carvão vegetal no Município de Itamarandiba.

Segundo o vereador, a população tem sofrido com a fumaça que causa grandes prejuízos a saúde humana, além da falta de visibilidade para os motoristas e grande prejuízo para o meio ambiente.

O projeto ainda será analisado pelas comissões na Câmara Municipal e emendas no projeto poderão ser feitas de acordo com a discussão entre os vereadores.  

O vereador Ney também afirmou que tomou conhecimento de uma forma de produção de carvão que beneficiaria a todos, acabando com a fumaça que agride a saúde humana, prejudica o meio ambiente e provoca falta de visibilidade de motoristas, devido a fumaça. O que está sendo feito em outras localidades é o novo sistema de produção, chamado de forno-fornalha.

“Com relação ao Projeto de Lei, é o papel do vereador fazer sua parte em fiscalizar e propor alternativas para a comunidade, tanto para quem produz, quanto para os que residem nas proximidades dos fornos. Para isso é indispensável a regulamentação da instalação do fornos em perímetros onde há moradores. Já o forno-fornalha é sistema de produzir um carvão vegetal de forma sustentável, com a diminuição da emissão da fumaça tóxica e ainda ampliar sua capacidade produtiva. Mas ainda é muito cedo para tiramos conclusões. Vamos estudar e ver as opiniões dos colegas vereadores, produtores, população e especialista. O que não podemos fazer é ficar de braços cruzados e fingir que nada está acontecendo com a fumaça que afeta as famílias itamarandibanas e o nosso meio ambiente. Hoje sabemos que nossa economia gira em torno da produção de carvão. Em nenhum momento tive a intenção de prejudicar os nosso produtores e trabalhadores, que tiram o seu sustento dessa atividade econômica. O único objetivo desse projeto é resolver a questão da fumaça que afeta a todos moradores de Itamarandiba e consequentemente o meio ambiente, mas volto a destacar a importância da produção de carvão em nosso Município, por isso pesquisei sobre o assunto e achei uma grande alternativa com a produção do sistema de forno-fornalha”. Disse o vereador Claudinei Fernandes.

Veja o vídeo de uma matéria sobre o forno-fornalha no link e o pejeto de Lei na integra a baixo: 

http://g1.globo.com/espirito-santo/jornal-do-campo/videos/t/edicoes/v/produtores-optam-por-sistema-forno-fornalha-

Avalie este item
(0 votos)
Câmara Municipal de Itamarandiba realiza plenária regional do Parlamento Jovem de Minas

Na ultima terça-feira 14/08 aconteceu no Plenário José Sena Neto, a Plenária Regional do Parlamento Jovem, que reuniu jovens de 5 (cinco) cidades. Itamarandiba, em 2018, é a sede regional do Polo Alto Jequitinhonha/Mucuri, que ainda conta com as cidades de Capelinha, Datas, Diamantina e Malacacheta. O tema do ano de 2018 é Violência Contra a Mulher.

Foi um dia inteiro de muitas atividades, que começaram pela manhã no Polo UAB, onde os jovens se dividiram em 3 grupos de trabalho - os GT’s, um em cada subtema: Violência doméstica e familiar, Violência nos espaços institucionais de poder e Violência e Assédio sexual.  À tarde, já no Plenário, deram início a Plenária Regional, onde os jovens discutiram e votaram e priorizaram 5 (cinco) propostas que serão apresentadas na Plenária Estadual, que acontecerá em Belo Horizonte, no mês de setembro.

O evento contou com a participação da Presidente da Câmara de Itamarandiba Lourdes Gomes, os vereadores Claudinei Fernandes, Eduardo Moreira, Douglas Gandra, Vicente Andrade, Juvenal Dias, Heli Nunes, Márcio Morais, Vanderlei Carneiro e Valdir Bispo, o Prefeito Luiz Fernando Alves e os Coordenadores do PJ em Itamarandiba Bethânia Salermo e Daniel Vieira. Também estiveram presentes os vereadores Alessandro Neves de Capelinha, os vereadores Denejando de Sousa e Deliane Barbosa de Malacacheta, O presidente da Câmara de Diamantina Gilson Batista e o vereador Lucas Weneck, o Presidente da Câmara de Datas Gustavo Moreira e o Presidente da Câmara de Presidente Kubitschek Jairo Damas.  Os coordenadores das cidades participantes: Salomé de Capelinha, Conceição, Sidnéia e Márcia de Datas, Michel e Samily de Diamantina, e os diretores e representantes das Escolas Estaduais de Itamarandiba que fazem parte do Parlamento Jovem.

Em 2018 o Parlamento jovem contou com mais de 200 alunos inscritos, tendo como participantes, alunos do Ensino Médio das Escolas Maria Raimunda Andrade Neves, São João Batista e Mestre João Silvério.  A Presidente Lourdes Gomes ressaltou a importância da continuidade do Programa, iniciado em Itamarandiba em 2015: “É gratificante para nós do legislativo ver a participação dos Jovens nesse projeto, mostrando interesse e participando ativamente das discussões, com a realização das plenárias Municipal e Regional, temos a certeza que estaremos bem representados em Belo Horizonte, na Plenária Estadual. Agradeço a Deus pela oportunidade de recebermos este evento tão importante para nossos jovens, agradeço à Assembleia Legislativa pelo projeto, agradeço aos Vereadores desta Casa pela parceria, agradeço às demais cidades do polo e seus respectivos coordenadores pelo trabalho brilhante, agradeço à Bethânia e ao Daniel pelo trabalho realizado como coordenadores, ao monitor Jhonathan pelo serviço prestado ao PJ, aos funcionários da Câmara Municipal, Executivo Municipal, agradeço à APERAM por ceder o espaço da Florae, ao polo UAB pela parceria, enfim, agradeço a todos que trabalharam para que este evento fosse um sucesso! Desejamos o melhor para nossos jovens e que Deus abençoe o futuro de cada um”.

A coordenadora do PJ em Itamarandiba, Bethânia Salermo, também falou sobre o evento: “Tenho muito orgulho de fazer parte da história do Parlamento Jovem, sei que todos os jovens têm condições de representar muito bem o nosso polo. E poder ver a evolução desses alunos durante toda essa trajetória é muito gratificante. Só tenho que agradecer a Deus e aos vereadores por manterem o Parlamento Jovem em Itamarandiba!”

A Plenária Estadual acontece em Belo Horizonte nos dias 19, 20 e 21 de setembro, e contará com 7 alunos representando o Pólo Alto Jequitinhonha/Mucuri.

Fonte: Câmara Municipal de Itamarandiba 

Avalie este item
(0 votos)
UMVALE: Sem repasses, prefeituras reduzirão prestação de serviços à população

Na tarde desta segunda-feira, 13 de agosto, ocorreu uma reunião, na cidade de Capelinha, entre os prefeitos que compõem a UMVALE - União dos Municípios do Vale do Jequitinhonha, para decidir, de maneira regionalizada, quais medidas serão tomadas para evitar o colapso econômico e social das cidades da região.

Na ocasião, estiveram presentes cerca de 60 prefeitos de cidades do vale, dentre eles o prefeito de Capelinha, Tadeuzinho, cidade anfitriã; o prefeito de Itamarandiba e presidente da AMAJE, Luiz Fernando; além dos vereadores de diversas cidades da região e vereadores da cidade de Itamarandiba, como a presidente da Câmara Municipal, Lourdes Gomes; vereadores Claudiney Fernandes, Delei do Contrato, Vicentinho, Juvenal, Mauro, Douglas, Heli Nunes e Valdir.

Na oportunidade, foram votados o estatuto, protocolo de intenções e eleições da diretoria. Após os tramites legais, foram abordados os temas de bastante relevância para todas as cidades da região, sendo o foco principal a retenção, por parte do Governo de Minas Gerais, dos repasses referentes à Saúde e à Educação aos Municípios.

Para evitar um colapso financeiro,os prefeitos se reuniram e tomarão como medida a redução de uma série de serviços prestados à população. A ação faz frente à retenção de repasses por parte do Governo de Minas, que deve aos municípios parcelas do transporte escolar e repasses do Fundeb (para manutenção da Educação), da Saúde, do ICMS (imposto de mercadorias e serviços) e do IPVA (imposto de veículos). Além dos gestores do Jequitinhonha, também participaram do evento prefeitos dos vales do Mucuri e do Rio Doce.

Na reunião da UMVALE, que elegeu o prefeito de Ponto dos Volantes, Leandro Santana, como presidente da entidade, foi aprovada a seguinte pauta:

– Participar e aderir ao movimento de paralisação da AMM, no dia 21 de agosto, e as demais decisões que forem tomadas na assembleia desse dia;

– Paralisar todas as atividades das escolas da rede pública municipal, incluindo o transporte escolar, a partir do dia 03 de Setembro, caso não haja regularização dos repasses referente ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb);

– Suspender convênios com órgãos do Estado, a partir do dia 03 de Setembro, bem como a cessão e fornecimento de bens e serviços como imóveis, servidores, combustíveis, entre outros, o que deve atingir órgãos como a Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), o Instituto Mineiro de Agropecuária (IMA), bem como suspender os pagamentos da Copasa, Copanor e Cemig, com prévio aviso a esses órgãos no dia 20 de Agosto;

– Impetrar ação de cobrança contra o estado de Minas Gerais, caso o débito com o Fundeb não seja quitado ou se for de maneira parcial;

– Decretar Estado de Calamidade Financeira em virtude da retenção dos repasses constitucionais por parte do Estado de Minas Gerais;

– Pleitear a intervenção do Governo Federal no estado de Minas Gerais, considerando o descumprimento de deveres constitucionais em relação aos municípios.

A UMVALE enviará, em carta aberta ao governador de Minas, as pautas aprovadas na Assembleia de Prefeitos ocorrida em Capelinha.

Fonte: Prefeitura de Capelinha com alterações do jornal Itamarandiba Hoje / Fotos Vicente Alves 

 

Avalie este item
(0 votos)
Com recurso próprio Prefeitura de Itamarandiba inicia reforma do telhado do Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra

Com investimento custeado 100% com dinheiro do próprio município, a Prefeitura Municipal de Itamarandiba iniciou, no dia 06 de agosto, a restauração do telhado do Hospital Municipal Geraldo Ferreira Gandra (HMGFG). Para que o serviço seja executado de maneira correta e em um período de curto tempo, evitando assim desconforto a pacientes e funcionários, a Prefeitura contratou mão de obra especializada que já começou a retirada das telhas antigas e do madeiramento danificado.  

O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, em companhia do secretário municipal de saúde, Antônio Andrade, esteve no local para acompanhar de perto os primeiros procedimentos da obra. Os dois gestores foram recepcionados pela diretora administrativa e pelo diretor clínico do HMGFG, respectivamente, enfermeira, Alcione Guimarães Moraes, e o médico neurologista, Valdir Silveira Afonso.  

Durante a visita de inspeção, o prefeito Luiz Fernando explicou que o telhado possui aproximadamente 1.850m² e para restaurá-lo a Prefeitura itamarandibana adquiriu grande volume de material; dentre eles, calhas, telhas, rufos, madeiras, pregos e parafusos. Ressaltando a importância do HMGFG no atendimento médico regional, o chefe do executivo reforçou, ainda, o empenho demonstrado pela administração 2017/2020 para executar e entregar, o quanto antes, obra que, segundo ele, será em beneficio da polução de Itamarandiba e dos demais municípios da região. “Muitas telhas, assim como parte do madeiramento, estão estragadas. Além do desconforto causado, existe a questão da segurança; sendo assim, não estamos medindo esforços para realizar este serviço que será pago com verba própria.”, diz Alves.

Fonte:  Ernane Frois ASCOM:Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Avalie este item
(0 votos)
Prefeitura implanta em Itamarandiba Centro de Especialidades Municipal. Em 03 meses de funcionamento mais de 7.200 atendimentos já foram realizados

No intuito de prestar e promover serviços de saúde diferenciado, rápido e de qualidade à população do município, a Prefeitura itamarandibana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, planejou e implantou em Itamarandiba o Centro de Especialidades Municipal (CEM); o qual vai garantir aos moradores da sede, distritos e demais comunidades, um atendimento preciso e instantâneo; facilitando assim a vida daqueles que muitas das vezes necessitavam recorrer a um atendimento particular ou especializado em outras municipalidades.

Instalado na região central da cidade, o espaço conta com profissionais altamente capacitados e vai ofertar mensalmente mais de 2.400 atendimentos em 08 especialidades, sendo elas: cardiologia, endocrinologia, pediatria, ginecologia, fonoaudiologia, fisioterapia, psicologia e nutrição.

O prefeito de Itamarandiba, Luiz Fernando Alves, um dos articuladores na idealização do projeto, enfatizou que o CEM foi criado para humanizar o tratamento e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, em especial àqueles que necessitam de atendimento fora do município, visto que agora muitas pessoas não precisarão se deslocar à Diamantina, Belo Horizonte, Montes Claros e/ou outras localidades para realizarem determinadas consultas. “Ao criarmos o Centro de Especialidades Municipal reforçamos nosso compromisso de sempre cuidar da saúde e qualidade de vida da nossa gente. Esse Centro, sem dúvidas, é um ganho para toda a sociedade. Com ele vamos aperfeiçoar a qualidade do atendimento aos cidadãos, facilitar o acesso à saúde e reduzir a espera por consultas especializadas.”, diz Alves.

Em funcionamento desde o mês de abril do corrente ano, porém inaugurado oficialmente na segunda quinzena de julho, o CEM tem prestado grande serviço à sociedade e com isso conseguido transformar a realidade da saúde de Itamarandiba. À frente da coordenação do Centro desde a implantação, a enfermeira Herícia Lima reconhece este feito e enalteceu o empenho da Prefeitura e Secretaria Municipal de Saúde na condução do espaço e na busca de alternativas que possibilitem o aumento na oferta de consultas e de especialidades no lugar. “Por muito tempo era um incômodo, um cenário de filas e longos períodos de espera. Felizmente isso ficou no passado! Hoje ofertamos agendamento de várias especialidades a qualquer dia. Mas, para isso foi necessário uma série de investimentos. A cada dia estamos melhorando a infraestrutura, ampliando o atendimento para mais pacientes, capacitando e aumentando o número de funcionários. Tudo isso com uma única finalidade: proporcionar um atendimento digno e eficiente para a população de Itamarandiba.”, diz a coordenadora.

O Centro de Especialidades Municipal está situado na Travessa Tabelião Andrade, Nº 90, (próximo a Secretaria Municipal de Saúde) e os atendimentos são realizados de segunda a sexta-feira das 07:00 às 18:00 horas; em alguns sábados há atendimentos também. O paciente recebe o encaminhamento da Unidade Básica de Saúde (UBS), onde se iniciou o tratamento, e comparece ao CEM com dia e hora marcada. Tudo muito rápido e sem grandes filas!

Saiba mais dobre o Centro de Especialidades Municipal (CEM):

Atendimentos mensais:

  • Cardiologia = 120
  • Endocrinologia = 70
  • Pediatria =100
  • Ginecologia= 260
  • Fonodiaulogia = 200
  • Fisioterapia= 1.500
  • Psicologia= 100
  • Nutrição= 60

 

Profissionais e cargos ocupados:

  • Geraldo Rodrigues de Araújo = Ginecologista
  • Isabela Mattos Abdalla = Cardiologista
  • Jailton Neves Fernandes = Cardiologista
  • Jhonatan José Daimon Alves Rabelo = Endocrinologista
  • Maria Beatriz Vieira Gomes = Pediatra
  • Olga Mariani de Araújo Ferreira = Nutricionista
  • Rosali Campos Ferreira Fernandes = Fonoaudióloga
  • Rosilene Gomes Cordeiro = Psicóloga
  • Rafaela Aparecida Nunes Carvalho = Fisioterapeuta
  • Helaine Gomes de Souza = Fisioterapeuta
  • João Henrique Batista Dos Santos = Fisioterapeuta
  • Herícia Geralda Carneiro Lima Pereira = Coordenadora
  • Nilza Aparecida Silva = Técnica de enfermagem
  • Dilson Magno de Meira = Técnica de enfermagem
  • Marlene Jesus Fernandes = Auxiliar de serviços gerais
  • Simone Souza Lima Nunes = Recepcionista

Fonte: Ernane Frois Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

Avalie este item
(0 votos)
Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico - CONDES realiza encontro na Câmara Municipal de Itamarandiba

Aconteceu, nos dias 23 e 24 de Julho de 2018, no Plenário José Sena Neto, o encontro do Conselho Municipal de Desenvolvimento Econômico - CONDES - Itamarandiba. O evento contou com a presença dos conselheiros municipais, os vereadores Lourdes Gomes, Presidente da Câmara, Heli Nunes e Juvenal Dias e demais autoridades do município.

No primeiro dia aconteceram capacitações das Câmaras Técnicas e Palestras com os palestrantes Lorena Nogueira e Fernando Passalio. No segundo dia aconteceram mais capacitações das Câmaras Técnicas e, para encerrar, aconteceu a Reunião do Conselho. A direção dos trabalhos ficou por conta do Coordenador Estadual do Pro Munícipio, Sr Nilson Borges.

Fonte: Câmara Municipal de Itamarandiba 

Pagina 1 de 65

 

{{galo}} {{face}} {{zero}}
HomePolítica