Produtores de eucalipto de Itamarandiba e região participam de encontro promovido pela Aperam debatendo o controle biológico de pragas do eucalipto

Jun 30, 2018 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Realizado pela Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita, o Workshop Pragas do Eucalipto 2018 reuniu cerca de 80 participantes, entre produtores de eucalipto, pesquisadores da área florestal, representantes de empresas e especialistas da Empresa. O evento foi promovido na tarde da última terça-feira (26/06), no Clube Florae de Itamarandiba, com o objetivo de compartilhar conhecimentos e trocar experiências.

A importância da participação das comunidades nas ações realizadas pela Aperam, em especial, o projeto “Controle Biológico Participativo”, foi destacada pelo presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino. “O compromisso da nossa Empresa com o desenvolvimento das comunidades onde atuamos se fortalece a cada iniciativa que realizamos. E os bons resultados de toda gama de projetos que fazemos são alcançados quando temos o envolvimento de todos os moradores das comunidades. O sucesso do ‘Controle Biológico Participativo’ é prova disso”, enfatiza Venilson.

Para o produtor de eucalipto de Itamarandiba Jalmirez Santos, o projeto Controle Biológico Participativo e o Workshop Pragas do Eucalipto são, literalmente, a “salvação da lavoura” dos produtores de eucalipto da cidade. “Todas as ações e o conhecimento que recebemos sobre o controle biológico das pragas, além de poder conversar com pesquisadores e outros produtores vizinhos, nos trazem ganhos que refletem no resultado da nossa produção. Perderíamos boa parte da lavoura se não tivéssemos esse apoio da Aperam BioEnergia, que é essencial para nós, pequenos produtores”, relata Jalmirez, cuja propriedade de 30 hectares já recebeu duas solturas de inimigos naturais para combate de pragas.

Controle Biológico Participativo

Com mais de um ano de atividades, o projeto Controle Biológico Participativo já apresenta resultados consideráveis. A partir do engajamento e aceitação dos produtores de eucalipto nas ações, a infestação de pragas reduziu cerca de 50%, comparado ao mesmo período do ano de 2017, nas plantações já atendidas e monitoradas pelo programa. Atualmente, mais de 80 produtores de eucalipto de Itamarandiba estão cadastrados no projeto, dos quais 55 já foram atendidos com a soltura de insetos (inimigos naturais), disponibilizados pela Aperam BioEnergia.

Experiências

Representantes dos produtores rurais de Itamarandiba e o engenheiro agrônomo Rondeiner Fiuza, responsável técnico do Sindicato dos Produtores Rurais de Itamarandiba no projeto “Controle Biológico Participativo”, detalharam as experiências com a soltura de insetos e resultados do monitoramento feito nas propriedades por meio do projeto.

As experiências da Aperam BioEnergia também foram compartilhadas pelos especialistas da Empresa. O engenheiro florestal Marcelino Amaral conduziu a palestra "Manejo Integrado de Pragas na Aperam BioEnergia - desafios, evoluções e perspectivas" e fez uma apresentação técnica do Laboratório de Entomologia Florestal da Empresa. A técnica operacional da área de Meio Ambiente Eliene Sampaio, falou sobre o programa "Água nossa de cada dia" da Aperam BioEnergia, que envolve as comunidades em ações que visam a proteção dos recursos hídricos.

Mais conhecimento

A edição do Workshop Pragas do Eucalipto 2018 trouxe aos participantes palestras de pesquisadores de referência da área florestal. O professor doutor Sebastião Lourenço de Assis Júnior, engenheiro florestal da Universidade Federal dos Vale do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM) Diamantina/MG, falou sobre os "Desafios no controle de lagartas desfolhadoras na cultura do eucalipto". Também convidado do evento, o professor doutor Pedro Guilherme Lemes, engenheiro florestal da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - Montes Claros/MG, detalhou o tema "A certificação florestal do FSC® e o manejo de pragas florestais”.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeFestas & EventosProdutores de eucalipto de Itamarandiba e região participam de encontro promovido pela Aperam debatendo o controle biológico de pragas do eucalipto