Primeira Edição do PEA – Projeto de Educação Ambiental – É realizada pela empresa Sada Bioenergia e Agricultura Ltda em Itamarandiba: Projeto voltado para a conscientização ambiental nas escolas e com a comunidade

Ago 05, 2019 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Aconteceu na quinta-feira, 11 de julho, a primeira edição do PEA – Projeto de Educação Ambiental com alunos, na Escola Municipal Santo Antônio da Várzea, localizada no distrito de Itamarandiba Várzea de Santo Antônio.

O PEA é promovido pela empresa SADA Bioenergia e Agricultura Ltda., como obrigação legal e também promovendo o seu papel socioambiental no intuito de despertar o senso crítico da população sobre os aspectos ambientais locais.

A metodologia do projeto junto às escolas foi desenvolvida com a parceria da Secretaria de Educação de Itamarandiba. De acordo com os procedimentos estipulados, os alunos de 5 escolas do entorno do empreendimento foram divididos em 3 grupos por faixa etária, e escolhido o tema, Conservação do Solo. Assim os estudantes fizeram trabalhos avulsos, para serem base de medição do avanço acadêmico, apenas com o conhecimento adquirido no seu cotidiano. Em um segundo momento, após inserção de conteúdos sobre o assunto, os discentes voltaram a desenvolver o mesmo trabalho seguindo as mesmas regras. Assim, foi possível realizar mensuração do desenvolvimento destes alunos sobre o objeto do Concurso. 

Na escola, houve a solenidade para a premiação do Concurso Literário e Desenho. Foram premiados com primeiro e segundo lugar os melhores trabalhos dos alunos das 5 escolas participantes com um total de 6 alunos. As escolas participantes foram:

-Escola Municipal Dr. José Pavie;

-Escola Municipal Doce Alegria;

-Escola Municipal São Vicente de Paula;

-Escola Municipal Santo Antônio II e

-Escola Municipal Santo Antônio da Várzea.

 

Estiveram presentes na solenidade para premiação: Andrea Batista, supervisora pedagógica e Eliane Pires, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação de Itamarandiba; Geraldo Lage, Encarregado Agroflorestal da SADA em Itamarandiba; professoras, funcionários e alunos das escolas participantes.

Além deste projeto, a empresa aplica outros planos ambientais junto a população das áreas de influência do empreendimento, trabalhadores próprios e prestadores de serviços terceirizados. Sendo dividido em:

 - Cartilha de prevenção de incêndio – destinado aos confrontantes;

- Integração – destinado à funcionários e prestadores de serviço da empresa;

 - Distribuição de mudas - destinado à comunidade local.

- Programa “Água Nossa de Todo Dia” – destinado ao empreendimento e comunidades vizinhas.

Vale ressaltar que todos os projetos foram indicados através de levantamento socioambiental participativo junto a população do entorno do empreendimento da SADA Bioenergia e Agricultura. Além de Itamarandiba, estes projetos são aplicados em Carbonita-MG, adotando metodologias e critérios de acordo com a região de inserção.

O Projeto de Educação Ambiental “Conservação do solo” que resultou da parceria entre a empresa SADA e Secretaria Municipal de Educação trouxe grandes benefícios para a educação do campo. Envolveu em um único propósito cinco escolas em diferentes comunidades, com efetiva participação de professores e alunos, recebendo informações através de palestra, discutindo, refletindo e se conscientizando sobre as ações de cuidado ao meio ambiente; e o mais importante serão multiplicadores do conhecimento recebido. E o concurso, com as premiações foi a grande motivação que resultaram em lindos e criativos desenhos e produções de texto. Fica o nosso agradecimento a SADA, a empresa INTEGRAR, e a todos os profissionais e alunos das escolas envolvidas no Projeto.

 

Eliane Pires Rodrigues                                        Andrea Batista Zile

 

Coordenadora Pedagógica                              Supervisora Pedagógica

 

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeEducação