Educação
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Ex-alunos do Centro Social Mali Martin realizam peça infantil em escolas municipais na semana das Crianças

Na semana das crianças, uma bela iniciativa vem chamando a atenção da população Itamarandibana. Três jovens se reuniram, sob orientação de um Professor e com o Apoio do Centro Social Mali Martin, para a apresentação de uma peça infantil em Escolas Municipais de Itamarandiba.

A peça "Brincando de Ser Feliz com Catchup e Maionese" é apresentada por Dekinha, Denilson e Ramon, três ex-alunos do Centro Social Mali Martin, com a coordenação do Professor Adilson.

Durante toda a semana, as crianças das escolas municipais Gente Pequena, Paraíso Infantil, Ursinhos Carinhosos e Criança Feliz, poderão soltar boas risadas em momentos de descontração e alegria. Sem dúvida, é uma excelente iniciativa, pois não há nada mais gratificante que o sorriso sincero de uma criança.

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E. E. Mestre João Silvério sempre inovando para transformar o meio em que vive, realiza projeto de revitalização na escola juntamente com a comunidade local

A Escola Estadual Mestre João Silvério vem trabalhando projetos com seus alunos que visam construir um senso crítico e participativo para a resolução dos problemas sociais contemporâneos. O projeto inicial é a reforma da parte externa da escola, de iniciativa dos próprios alunos que além de dar uma nova estética à instituição espera-se que o resultado possa trazer uma reflexão sobre o comportamento destes, bem como da comunidade, no sentido de todos serem agentes protetores e fiscalizadores de ações que venham trazer prejuízos à instituição. 

O projeto foi desenhado em um contexto de cooperativismo onde terá a participação da iniciativa privada, poder público e sociedade civil, o mesmo contemplará não somente a escola mas terá diversas outras atividades educacionais que serão aplicadas a todo bairro São Geraldo. Entre elas conscientizar a comunidade a fazer o descarte correto do lixo.  

No sábado dia 29 de setembro de 2018, quando alunos e professores saíram a campo nas principais ruas dos arredores da instituição entregando panfletos explicativos e conversando com os moradores. Outras ações do projeto serão executadas em breve dando continuidade nesse processo de educação e civilização.

A vice-diretora Cristiane Silva Costa, acredita que a transformação da sociedade passa principalmente pela educação com forte envolvimento da juventude. Com o projeto os estudantes e professores esperam a participação da comunidade para que assim o mesmo possa atingir seus objetivos, e com isso o reconhecimento merecido de uma escola que já foi vítima de citações preconceituosas por pessoas que não conhecem o trabalho de uma equipe comprometida com o dever de educar pessoas para um amanhã melhor.

“Nossos resultados IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) 2017 foram excelentes em todos os níveis fundamental e ensino médio, o qual no Ensino Médio obteve 5.2no IDEB, única escola no município de Itamarandiba a superar a meta nacional de 4.7. Toda equipe sente orgulhosa por saber que o trabalho está expresso de forma clara na aprendizagem, o qual devemos a todos os alunos que recebem com muito envolvimento os ensinamentos de verdadeiros mestres que veem neles uma terra fértil que bem regada dão excelentes frutos.” relata a vice-diretora.

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Escolas Municipais de Itamarandiba alcançam metas do IDEB projetadas para 2017

Resultados divulgados, neste mês de setembro,  pelo Ministério da Educação apontaram que a Rede Municipal de Ensino de Itamarandiba atingiu a média 6,8, número que assegura e vai além das metas projetadas para 2017 pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), principal indicador de qualidade do ensino público no Brasil. Sendo as Escolas Municipais: Criança Feliz, Paraíso Infantil, Ursinhos Carinhosos, Gente Pequena, Joaquim Moreira Pereira e Núcleo Padre João Afonso; destaques a nível municipal, estadual e nacional, por obterem a meta estipulada pelo Governo Federal.

Lotada na Secretaria Municipal de Educação, a coordenadora pedagógica, Eliane Pires, assegura que o excelente resultado está diretamente ligado a uma série de melhorias e ações desenvolvidas em prol da educação do município itamarandibano, dentre elas: encontros periódicos de estudos e capacitação com supervisores e professores, apoio a projetos desenvolvidos por profissionais da comunidade escolar, comprometimento do corpo docente, parceria com as famílias e foco no pedagógico.

Considerando apenas as Escolas Municipais, o IDEB de Itamarandiba aumentou consideravelmente a posição do município no ranking nacional. De acordo com a secretária de Educação de Itamarandiba, Maria de Lourdes Monteiro, a meta para 2017 era de 6,1; entretanto na Rede Municipal houve escola que obteve nota 7,6 e na média final o alcance chegou a 6,8. Tal desempenho elevou o contentamento de toda a equipe e reafirmou o comprometimento e a eficácia dos trabalhos prestados pelos profissionais da Rede Municipal de Educação ao município. “Nós da Secretaria Municipal de Educação estamos orgulhosos e elevamos nossos agradecimentos e reconhecimento a todos os servidores da educação pelo avanço e alcance das metas projetadas ao município para os anos iniciais e finais do ensino fundamental.”, argumentou Monteiro.

Criado em 2007, pelo Governo Federal, O IDEB funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.  Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizados anualmente.

Ações que contribuíram com os avanços da Rede Municipal de Ensino de Itamarandiba no IDEB - Meta 2017:

  • 1) Foco no pedagógico: implantação do núcleo pedagógico dentro da Secretaria, fazendo encontros semanais de formação com os especialistas em educação das escolas municipais;
  • 2) Encontros periódicos com os professores nas escolas, com estudos de planejamento e construção de planos de intervenções pedagógicas pontuais e construção coletiva de planejamento/currículo único, estabelecendo um trabalho em rede.
  • 3) Comprometimento dos Especialistas em Educação e professores com o ensino de qualidade.
  • 4) Pactuação de metas para as avaliações internas e externas.
  • 5) Professor Recuperador (dentro da escola) atendendo as crianças que apresentam dificuldades e defasagens em suas aprendizagens, com foco na alfabetização, em contra turno.
  • 6) Equipe de professores escalonados de acordo com o seu perfil; seja de alfabetização ou para atuar no ciclo complementar.
  • 7) Atendimento o direto de um fonoaudiólogo às crianças que apresentam dificuldades na oralidade e leitura.
  • 8) Trabalho efetivo de nutricionistas tornando a merenda escolar diária, rica em nutrientes necessários ao desenvolvimento escolar.
  • 9) Parceria com as famílias, incentivado através de encontros periódicos de interação e culminando no “Dia D da Família na Escola”.
  • 10) Espaços de leitura e laboratórios de informática, com circulação diária dos alunos.
  • 11) Projetos de Leitura eficazes; com empréstimos de livros, roda de leitura, teatros e variadas estratégias que motivam e despertam o hábito da leitura.
  • 12) Projetos interdisciplinares e movimentos culturais dentro e fora da escola.
  • 13) Projeto de apoio à inclusão, através de professores de apoio.
  • 14) Fortalecimento das equipes de liderança, com diretores comprometidos com o trabalho de equipe e com as demandas da Secretaria de Educação.
  • 15) Apoio efetivo da Secretária Municipal de Educação e da Prefeitura Municipal nos projetos desenvolvidos pela equipe pedagógica e dos demais setores da instituição.

Fonte: Ernane Frois Ascom: Prefeitura Municipal de Itamarandiba

 

 

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Alunos da E.E. Maria Raimunda Andrade Neves participam de Seminário sobre Drogas e Sistema Nervoso

Na tarde desta sexta-feira dia 21/09, aconteceu na Escola Estadual Maria Raimunda Andrade Neves, no distrito de Santa Joana, um seminário sobre Drogas e Sistema Nervoso, idealizado pelo professor de ciências Fernando José Guimarães.

O seminário foi realizado pelos alunos do oitavo ano do ensino fundamental com o intuito de informar e orientar os estudantes a respeito deste tema tão importante a ser abordado.

Também foi realizado um trabalho de divulgação e valorização dos desenhos que os alunos reproduziram que abordam o tema, além de um teatro realizado por alunos do nono ano. O seminário faz parte de um projeto que o professor realiza para trabalhar o tema, atingindo assim, o maior público possível na escola.

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Em parceria com as secretarias municipais de Educação de Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha, Aperam promoveu Workshop com debates sobre Base Nacional Comum Curricular

Cerca de 1,2 mil educadores do Vale do Jequitinhonha participaram do “Workshop BNCC na Prática”, cujo tema foi a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo que define o conjunto de aprendizagens essenciais da Educação Básica. Os encontros foram realizados de terça a quinta-feira (11 a 13/09), nos municípios de Itamarandiba, Minas Novas e Turmalina, com a presença também de educadores de Veredinha.

O Workshop integra as ações do Programa de Melhoria da Qualidade do Ensino, desenvolvido pela Aperam South América, por meio da Aperam BioEnergia e Fundação Aperam Acesita, em parceria com as secretarias municipais de Educação de Itamarandiba, Minas Novas, Turmalina e Veredinha.

Segundo o presidente da Fundação Aperam Acesita, Venilson Vitorino, o “Workshop BNCC na Prática” teve  como  objetivo ampliar o debate acerca das inovações  a serem implementadas pelas unidadesdeensino.“ABaseiránortearoscurrículosepropostaspedagógicasdasescolasdetodoopaís.

Para que as escolas da nossa região possam se adequar às exigências da legislação, este Workshop visou fornecer respaldo teórico com estratégias e metodologias, a partir dos estudos mais recentes sobre as contribuições que a normativa traz”, explica Venilson Vitorino.

Conhecimento compartilhado

A programação dos três encontros do “Workshop BNCC na Prática” contou com a palestra da psicopedagoga e psicanalista Marli Andrade, sobre o tema “Contextualização e impactos da BNCC  nas políticas educacionais de regionalização”. Também palestrante nos encontros de Itamarandiba, Minas Novas e Veredinha, o administrador, gestor de projetos e coordenador do Projeto “Criança que lê”, Paulo Henrique Silva proferiu a Palestra sobre “Organização e gestão de equipes para implementação daBNCC”.

Durante o Workshop, os palestrantes compartilharam experiências do “Programa de Educação Psicossocial, Motora, Alfabetizadora”, criado por Marli Andrade, com a coautoria de Paulo Henrique.

Para a secretária municipal de Educação de Veredinha, Luzia Osana Machado Santos, o "Workshop BNCC na Prática" foi esclarecedor para os educadores. "Nosso município precisa adequar o currículo das unidades de ensino ao da rede estadual. E as palestras nos deram embasamento sobre como podemos fazer”, contou Luzia.

“E mais: mesmo com experiência, reconhecemos que cometemos erros na forma de ensinar. Durante o Workshop, encontramos caminhos que vão facilitar as práticas de ensino no processo de aprendizagem dos educandos. A partir de agora, cada professor tem mecanismos para criar suas estratégias e colocá-las em prática em sala de aula", destacou a secretária municipal.

Propósitos do BNCC

Conforme definido na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB, Lei nº 9.394/1996),   aBaseestabelececonhecimentos,competênciasehabilidadesqueseesperaquetodosos

estudantes desenvolvam ao longo da escolaridade básica. Orientada pelos princípios éticos, políticos  e estéticos traçados pelas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, a Base soma-se aos propósitos que direcionam a educação brasileira para a formação humana integral e para a construção de uma sociedade justa, democrática einclusiva.

 

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Central English e Central do Estudante oferece cursos de inglês, violão, artesanato, desenho e reforço escolar, e conta com espaço para festas e eventos particulares

A Central English e Central do Estudante é uma escola/empresa que vem crescendo a cada ano. Especializada no ensino de inglês para crianças, a empresa tem como política principal a qualidade de ensino ofertada para os alunos, e não a quantidade. Nesse intuito, visando atender cada dia melhor os estudantes, a Central English busca ampliar os conhecimentos dos colaboradores a cada dia. Além disso, visando o conforto das crianças, foi realizada uma melhora no espaço físico da escola.

Além de aulas de inglês e violão, a empresa oferece aulas de reforço escolar, artesanato e desenho. A Central English também aluga espaço para eventos e, em breve estarão disponíveis algumas salas de espaço compartilhado, de forma que, caso alguma escola se interesse em utilizar salas no próximo ano, basta entrar em contato e acertar os detalhes.

 "O mais importante para nós, a nossa preocupação é e sempre será a qualidade do ensino que fornecemos para as crianças. Aqui o seu filho (a) é tratado com muita atenção e carinho!" Disse a professora e proprietária Janine. 

A Central English está localizada na Rua Aluízio Andrade Câmara, n° 158, Centro, Itamarandiba. Faça uma visita e conheça um pouco dos cursos oferecidos.

 

 

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