Animais na pista: perigo iminente para quem trafega na MG 214

Set 01, 2014 Escrito por 
Avalie este item
(0 votos)

Animais são causa de muitos acidentes em rodovias, por isso os motoristas precisam redobrar a atenção


Uma viagem tranquila e segura é o que todos desejam. Entretanto, ela pode ser interrompida por animais, gerando graves acidentes que podem acabar em mortes. Na MG 451, que liga Carbonita a Itamarandiba, a viagem precisa ter a atenção redobrada, pois, em questão de segundos, o obstáculo surge no meio do caminho. Cavalos e bois são atropelados em alta velocidade, aumentando sobremaneira o risco de morte dos motoristas, passageiros e dos próprios animais.

A MG 451, que liga Carbonita a Itamarandiba, além do tráfego normal, também abriga pedestres e ciclistas, moradores de Carbonita, para a prática de atividades físicas como a caminhada e o ciclismo, sobretudo próximo ao Posto e Lanchonete Soledade.

No dia 11 de março, por volta das 5h30 da manhã, ocorreu um acidente nessa rodovia. Segundo relatos, um micro-ônibus que saía de Itamarandiba com sentido para a cidade de Diamantina, transportava passageiros que faziam tratamento de saúde, sendo muitos com dificuldades de locomoção. De repente dois cavalos apareceram na pista, chocando-se com o veículo. Parte do micro-ônibus ficou bastante danificada e os passageiros tiveram grande prejuízo, pois devido ao susto, não tiveram condições de prosseguir viagem, o que acarretou na remarcação das consultas. Os funcionários do DER, na ocasião, patrulharam a extensão da pista e recolheram vários animais à beira do asfalto, no entanto o dono dos animais não foi identificado.

CUIDADOS. Durante viagens para regiões mais afastadas ou rurais, é preciso que o motorista, além de realizar uma manutenção rotineira em seu veículo, é indispensável o cuidado com animais que vivem nas zonas de mata que circundam as estradas. Animais podem representar um risco a mais para a segurança do motorista e de sua família. É importante estar bem atento a placas de sinalização.

Caso o motorista consiga perceber a tempo a presença de um animal, ele deve diminuir a intensidade dos faróis e reduzir a velocidade. Se forem animais de grande porte, é preciso diminuir a velocidade e não buzinar, pois isso pode assustá-los, levando-os a reações inesperadas. Com animais de pequeno porte, a tendência do motorista é desviar deles, por isso, antes de qualquer manobra, deve-se conferir pelo retrovisor se não há outro veículo vindo.

LEGISLAÇÃO. É preciso, além de uma educação para o trânsito, uma fiscalização mais rígida desses casos e a promoção de um lugar adequado para esses animais, pois assim poupamos a vida humana e também a vida animal. O problema é que muitos proprietários omitem a guarda desses animais, seja de bois ou de cavalos, não os recuperando, fazendo com que o perigo torne-se mais e mais iminente.

O artigo 31 das contravenções penais prevê que quem se omite na guarda de animais pode pegar pena de dez a 60 dias de detenção. Caso alguém morra em um acidente ocasionado por animais, o dono dos animais ainda pode responder por homicídio.

Redação

O Vale Hoje - A mesma qualidade para diversas realidades!

Website.: www.ovalehoje.com.br E-mail O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
HomeCotidianoVeja as duas versões do fato ocorrido no Centro de Itamarandiba ontem, envolvendo a PM e um cidadão Itamarandibano